Bem, parece que chegou o frio! Eu não morro de amores pelo frio, por mim vivia sempre naquele clima ameno entre os 18 e 22 ºC. Contudo, gosto de usar os meus casacos quentinhos, os meus cachecóis e luvas, gosto das cores do céu e do sol de inverno, gosto das tardes preguiçosas no sofá em que nos aquecemos com uma bela manta, um bolinho acabado de fazer e um chá ou chocolate quente. Não gosto de chuva nem de vento, só gosto mesmo de vê-los ao longe pela janela com a tal caneca de chá ou chocolate fumegante nas mãos!
Este fim-de-semana foi desses, em que o sol era radioso, mas o vento era mesmo frio. O sol convidava a passeios lá fora, mas o vento rapidamente nos fazia pensar duas vezes. Depois de um sábado luminoso e frio, o domingo amanheceu cinzento, com um sol envergonhado e com uma brisa muito mas muito fresca. Estavam reunidas as condições para um domingo por casa, de aquecedor ligado, manta quentinha e chocolate quente para aquecer e deliciar os gulosos!
É difícil encontrar um chocolate quente que adore! Umas vezes é espesso mas pouco achocolatado, outras vezes é muito doce e outras vezes é demasiado liquido! Muitas já foram as receitas que testei e que nem sempre resultaram como gosto, mas acho que desta vez, este vai tornar-se "o chocolate quente" cá de casa! Mas, só dá para quem gosta mesmo de chocolate!!
Ingredientes:
Chocolate quente
115 gr de chocolate negro (70% cacau)
30 gr de chocolate menos forte (usei com 40% de cacau)
1 colher de sopa de mel
1 colher de chá de canela em pó
200 ml de leite à temperatura ambiente
Topping de chantilly de cacau e flor de sal
200 ml de natas (usei natas vegetais)
1 colher de chá de açúcar em pó
1 pitada de flor de sal
2 colheres de chá de cacau magro em pó
Preparação:
Se optar por tomar o chocolate quente com o topping de chantilly, comece por prepará-lo da seguinte forma: bater as natas com uma batedeira elétrica na potência média, quando começaram a formar picos, adicionar o açúcar em pó e continuar a bater. Quando já estiver com consistência de chantilly, juntar o cacau em pó e a flor de sal, bater durante mais um minuto (o suficiente para incorporar completamente). Reservar o chantilly no frio enquanto prepara o chocolate quente.
Para o chocolate quente, colocar o chocolate partido em pedaços numa taça, sobre uma panela com água a ferver (ter o cuidado do fundo da taça não tocar na água a ferver), juntar o mel ao chocolate e mexer sempre enquanto este derrete. Quando o chocolate estiver quase completamente derretido, juntar o leite, continuar a mexer até estar completamente incorporado com o chocolate. Adicionar a canela em pó e continuar a mexer até levantar uma ligeira fervura.
Retirar do lume, distribuir o chocolate pelas canecas e deixar repousar uns minutos. Quando o chocolate fumegar apenas ligeiramente e tiver um aspecto mais escuro e espesso do que quando deitado nas canecas (cerca de 10 minutos) estará nas condições perfeitas para ser tomado!
Servir polvilhado com cacau em pó e acompanhado com um pau de canela para mexer ou para os mais gulosos, com o topping de chantilly de cacau!
Espero que gostem!♥
Adoro chocolate, mas em barra!
ResponderEliminarIsabel Sá
http://brilhos-da-moda.blogspot.pt
Confesso que me apetecia! Mas vou ter de me conter pois este fim de semana já cometi alguns pecados! Beijinhos
ResponderEliminarAi que bom aspecto!
ResponderEliminarBeijinhos
Ana Costa || www.petiscana.com
acreditas que sou amante de chocolate e só uma vez fiz em casa chocolate quente!?
ResponderEliminarComo não gostei, não voltei a fazer ...
mas essa receita com chocolate negro parece-me tão bem!
vou experimentar ;)
beijinhos
Carla
cromasdacozinha.blogspot.pt