Páginas

17/01/16

Chocolate quente com um toque de canela


Bem, parece que chegou o frio! Eu não morro de amores pelo frio, por mim vivia sempre naquele clima ameno entre os 18 e 22 ºC. Contudo, gosto de usar os meus casacos quentinhos, os meus cachecóis e luvas, gosto das cores do céu e do sol de inverno, gosto das tardes preguiçosas no sofá em que nos aquecemos com uma bela manta, um bolinho acabado de fazer e um chá ou chocolate quente. Não gosto de chuva nem de vento, só gosto mesmo de vê-los ao longe pela janela com a tal caneca de chá ou chocolate fumegante nas mãos! 

Este fim-de-semana foi desses, em que o sol era radioso, mas o vento era mesmo frio. O sol convidava a passeios lá fora, mas o vento rapidamente nos fazia pensar duas vezes. Depois de um sábado luminoso e frio, o domingo amanheceu cinzento, com um sol envergonhado e com uma brisa muito mas muito fresca. Estavam reunidas as condições para um domingo por casa, de aquecedor ligado, manta quentinha e chocolate quente para aquecer e deliciar os gulosos! 

É difícil encontrar um chocolate quente que adore! Umas vezes é espesso mas pouco achocolatado, outras vezes é muito doce e outras vezes é demasiado liquido! Muitas já foram as receitas que testei e que nem sempre resultaram como gosto, mas acho que desta vez, este vai tornar-se "o chocolate quente" cá de casa! Mas, só dá para quem gosta mesmo de chocolate!! 
 

Ingredientes:

Chocolate quente
115 gr de chocolate negro (70% cacau)
30 gr de chocolate menos forte (usei com 40% de cacau)
1 colher de sopa de mel
1 colher de chá de canela em pó
200 ml de leite à temperatura ambiente

Topping de chantilly de cacau e flor de sal 
200 ml de natas (usei natas vegetais)
1 colher de chá de açúcar em pó
1 pitada de flor de sal
2 colheres de chá de cacau magro em pó


Preparação:
Se optar por tomar o chocolate quente com o topping de chantilly, comece por prepará-lo da seguinte forma: bater as natas com uma batedeira elétrica na potência média, quando começaram a formar picos, adicionar o açúcar em pó e continuar a bater. Quando já estiver com consistência de chantilly, juntar o cacau em pó e a flor de sal, bater durante mais um minuto (o suficiente para incorporar completamente). Reservar o chantilly no frio enquanto prepara o chocolate quente. 

Para o chocolate quente, colocar o chocolate partido em pedaços numa taça, sobre uma panela com água a ferver (ter o cuidado do fundo da taça não tocar na água a ferver), juntar o mel ao chocolate e mexer sempre enquanto este derrete. Quando o chocolate estiver quase completamente derretido, juntar o leite, continuar a mexer até estar completamente incorporado com o chocolate. Adicionar a canela em pó e continuar a mexer até levantar uma ligeira fervura. 

Retirar do lume, distribuir o chocolate pelas canecas e deixar repousar uns minutos. Quando o chocolate fumegar apenas ligeiramente e tiver um aspecto mais escuro e espesso do que quando deitado nas canecas (cerca de 10 minutos) estará nas condições perfeitas para ser tomado! 

Servir polvilhado com cacau em pó e acompanhado com um pau de canela para mexer ou para os mais gulosos, com o topping de chantilly de cacau!

 
Espero que gostem!♥
 
Seguir também em: Facebook | Pinterest | Instagram | Bloglovin
 

4 comentários:

  1. Adoro chocolate, mas em barra!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Confesso que me apetecia! Mas vou ter de me conter pois este fim de semana já cometi alguns pecados! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ai que bom aspecto!
    Beijinhos
    Ana Costa || www.petiscana.com

    ResponderEliminar
  4. acreditas que sou amante de chocolate e só uma vez fiz em casa chocolate quente!?
    Como não gostei, não voltei a fazer ...
    mas essa receita com chocolate negro parece-me tão bem!
    vou experimentar ;)
    beijinhos
    Carla
    cromasdacozinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar