10/07/13

Curgetes bola recheadas com risotto de legumes

 Stuffed courgette with vegetable risotto

Desde que vi este tipo de curgete que pensava em fazer uma deliciosa receita com elas. O tempo foi passando e ainda não tinha experimentado, até ao fim-de-semana passado. Mesmo com as temperaturas tão altas, tomei coragem para ligar o forno (e atenção, a nossa casa é mmuuiiitooo quente!). Valeu a pena!
A escolha para o recheio não podia ter sido melhor, um risotto de legumes. Estava combinada uma bela escolha de ingredientes. 

Stuffed courgette with vegetable risotto

O risotto ficou muito suave, cremoso, aromático, delicioso! Pensei que depois de ir ao forno podia ficar um pouco seco, já que o risotto é daquele tipo de comida que tem que se comer assim que se acaba de fazer. Mas não! Nada disso! Ficou cremoso, ficou delicioso.

Curgetes bola recheadas com risotto de legumes

Ingredientes (2 pessoas):
4 curgetes bola
1 cebola pequena
10 cogumelos frescos
1 alho francês
1 alho
2 fatias de bacon
1 chávena de arroz arbóreo
2 colheres (de sopa) de manteiga
2 1/2 chávenas de caldo de legumes (podem usar com cubo de caldo de legumes ou carne)*
1/2 chávena de vinho branco**
70 gr de parmesão ralado (no momento)
sal q.b.
pimenta moída (no momento)
azeite q.b.

Preparação:
1. Cortar os topos das corgetes, escavar o interior retirando a polpa. Reservar. Picar finamente a cebola, a parte branca do alho francês e o dente de alho, colocar numa frigideira e deixar cozinhar até estarem bem moles. Cortar finamente os cogumelos e a polpa da curgete, adicionar ao preparado anterior, deixar cozinhar bem. Temperar com sal e pimenta, a gosto. 

2. Numa panela, colocar azeite a cobrir o fundo, adicionar uma colher de sopa de manteiga, deixar aquecer bem. Juntar o molho criado na frigideira dos legumes salteados. Adicionar o arroz, manter o lume alto até o arroz começar a ficar translucido, quando atingir esse ponto, adicionar o vinho. Deixar cozinhar, mexendo constantemente, até o arroz absorver o vinho. 

3. Adicionar uma concha do caldo, temperar com sal, baixar o lume e deixar o arroz cozer lentamente, mexendo constantemente. Este processo faz com que o arroz adquira cremosidade. Quando o caldo tiver sido absorvido, adicionar mais uma concha de caldo, repetir o processo até o arroz estar bem cozido (se o caldo terminar, pode ser adicionado água a ferver).

4. Quando cozido, retirar do lume, rectificar o sal, temperar com pimenta e adicionar os legumes, envolver bem. Adicionar o queijo ralado e a manteiga restante. 

5. Encher as cavidades das corgetes, colocar por cima, o bacon cortado em pequenas tiras, tapar com os topos e levar ao forno, pré-aquecido a 180 ºC. Cozinhar até estar dourado. Servir quente.

* O caldo usei: metade com água e 1/2 cubo caldo Knorr (baixo em calorias) e outra metade, caldo de cozedura de frango da canjinha que estava a fazer para o pequeno da casa.
** É importante a qualidade do vinho, se este for de melhor qualidade e mais apaladado, melhor ficará a textura e aroma do risotto.

Stuffed courgette with vegetable risotto

Cozinha Fresh também no Facebook, Pinterest e Instagram.

7 comentários:

  1. Adoro este courgettes redondas, acho-as tão queridas! E recheadas com risotto só podiam estar uma delícia :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Ficaram lindas! E com risoto, que eu adoro... hummm.... delícia!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Estas courgettes são tão bonitas! Devem ficar maravilhosas recheadas com o risotto

    ResponderEliminar
  4. São um máximo estas courgettes!

    Adorei a sugestão, e o risotto deve ser delicioso, original a sugestão!*

    ResponderEliminar
  5. Estas curgetes são super versáteis e ficam óptimas! E cozinhadas ao vapor na Bimby nem te digo. ;) beijinho

    ResponderEliminar
  6. Adoro estas bolinhas lindas! Adoro curgetes :)
    E com o risotto acho que ficou perfeito.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Muito fixe ;)

    http://asreceitasdoselminho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar